segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FIFA compensa Clubes

Organismo que tutela futebol mundial vai distribuir 32 milhões pelos clubes que cederam jogadores. Barcelona é o que mais recebe.

A FIFA pagou cerca de 25 vezes menos do que o Real Madrid para ter Cristiano Ronaldo a jogar no Campeonato do Mundo. Isto porque o organismo que governa o futebol mundial atribui aos clubes um prémio diário de 1300 Euros por cada jogador. No caso de Ronaldo, o mais bem pago do mundo - mais de um milhão de Euros por mês - essa diferença é abismal: diariamente o clube espanhol paga 36 mil euros para ter os serviços do internacional português.

O caso do português não é o único. Na lista dos maiores salários de futebolistas em 2009/2010 elaborada pela "Futebol Finance", atrás do nome de Ronaldo surgem ainda Messi, Eto'o e Kaká - os três jogadores recebem nos clubes cerca de 30 mil euros por dia. O montante de 1300 euros continua, porém, a ser irrisório e, na prática, não compensa os clubes na dispensa de jogadores para a maior prova do Mundo de futebol.

Jorge Jesus, por exemplo, já várias vezes lamentou a falta de ritmo dos mundialistas devido ao atraso na preparação do Benfica. No Bayern Munique a revolta é outra e por causa de Arjen Robben. Finalista pela Holanda, Robben está parado há dois meses deviso a lesão contraída no Mundial e os responsáveis alemãs já se manifestaram: pedem à volta de um milhão de euros pela ausência do extremo holandês.

De resto, cada campeão do Mundo, nos 45 dias de permanência na África do Sul, gerou para o seu clube quase 60 mil euros. Ao Barcelona cabe a maior fatia ( 721 433 Euros, 418 mil dos quais dizem resoeito só a internacionais espanhóis) de um bolo total de 32 milhões de Euros que a FIFA pretende distribuir pelos clubes actuais dos jogadores, assim como por aqueles que representaram nas últimas duas temporadas.

PARA PORTUGAL

Vêm cerca de 850 mil Euros a distribuir pelo Benfica, FC Porto, Sporting, Nacional, Sporting de Braga, Leixões, União de Leiria e Vitória de Setúbal.
O SL Benfica é o clube português mais compensado pela FIFA, em parte devido aos muitos atletas que emprestou ao mundial: nos quartos-de-final, era o sexto clube mais representado.

(FONTE: Alberto Teixeira, Diário Económico)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails