Portugal 1-1 Slovakia (Under 21)
Embora este empate frente à Eslováquia possa não querer dizer nada, é importante referir que o futebol português precisa de uma revolução. Não é admissível competir a um nível destes em escalões de formação como a Sub 21 pois, muito embora, Portugal tenha qualidade nestes jovens jogadores, o que se tem assistido nos últimos anos em selecções de Sub 21 é uma falta de combatividade mesmo em relação a congéneres mais fracas.
Isto só pode ser resultado de más políticas de formação tanto por parte dos clubes como por parte de quem dirige o futebol português. Os clubes deviam olhar mais para os jogadores que estão a formar e os dirigentes federativos deviam olhar com outros olhos a importância destes escalões inferiores e escolher treinadores com experiência para o cargo. No entanto, assistimos à passagem pelo cargo de treinadores pessoas cujo principal ponto no currículo é terem sido ex-jogadores de futebol da selecção, pois isto lamentável.
Como foi referido, talvez este empate não seja um simples empate, mas é evidente que a própria Selecção A precisa que os seus escalões inferiores sejam fortes, e é evidente que um resultado destes contra uma selecção como a Eslováquia é decepcionante, muito embora, Portugal tenha sido superior no jogo todo.
Esta análise não é a mais precisa, mas é óbvio que se Portugal quer competir com Espanha, Inglaterra e outras selecções de gabarito, tem que ter nos escalões mais jovens mais qualidade e eficácia de jogo. Das selecções que acima referi basta assinalar Espanha que em todos os escalões de Selecção tem equipas de topo, prontas a ganhar qualquer campeonato.
Sem comentários:
Enviar um comentário